06mar.

Como implantar a logística distribuição no e-commerce?

Um processo de atendimento, venda e entrega bem estruturado é essencial para o sucesso de um e-commerce. O nome dessa atividade é logística – indispensável para o desenvolvimento sustentável do seu negócio virtual.

Se você ainda não adotou, saiba que não há mais tempo a perder: ou implanta uma boa política de logística o quanto antes ou comece a se preparar para prejuízos e dores de cabeça.

Entre os diversos modelos utilizados no comércio eletrônico, é a Logística de Distribuição o mais importante de todos.

A logística e sua importância no sucesso de um e-commerce

Sem organização e planejamento, você não consegue tomar o controle sobre atividades vitais para o sucesso de uma loja virtual. A conquista e atendimento ao cliente em potencial, armazenamento e estocagem de seus produtos e a entrega, tanto em questão de tempo quanto de qualidade, são fatores melhores administrados quando há a implantação da logística no seu negócio.

O erro no processamento de um pedido, a demora ou falha na sua entrega, um sistema de SAC deficiente ou inexistents são apenas alguns dos motivos pelos quais um comércio eletrônico pode chegar ao seu fim. Basta um envio demorado para o cliente e rapidamente pode conseguir péssimas propagandas sobre a sua marca.

Se você pensou que o maior desafio era conquistar o cliente para que visitasse sua loja e realizasse a compra, está enganado. Na verdade, o desafio começa no exato momento em que ele finaliza a tão desejada compra.

Dentre as maiores vantagens de implantar uma logística, estão a conquista e fidelização de clientes, crescimento sustentável do negócio e menores custos com situações prejudiciais e evitáveis. Em outras palavras, o seu sucesso com e-commerce.

Já falamos sobre a Logística Reversa no nosso blog. Você sabia que ela pode ser usada nesse setor? No ambiente dos comércios eletrônicos, ela é um ótimo diferencial para oferecer aos seus clientes em potencial. Podendo ser feita através dos Correios, a Logística Reversa funciona para o envio de produtos em devolução sem custo algum para o remetente. Quando realizada, é permitida a coleta domiciliar ou postagem em qualquer agência dos Correios através do e-ticket, uma espécie de autorização, disponível em quatro modalidades diferentes.

Entretanto, o conceito e métodos tradicionais da logística não funcionam no comércio eletrônico. É preciso adaptá-los para o ambiente virtual e mudanças causadas pela Internet no ciclo comercial. É o que é chamado de e-logística: um conjunto de atividades que incluem o planejamento, armazenamento, organização e gestão, transporte e afins no e-commerce.

Entre os principais modelos está a Logística de Distribuição.

Logística de Distribuição – e-commerce

Em poucas palavras, a Logística de Distribuição consiste em levar os produtos até os seus pontos de venda. Entretanto, esse é um conceito convencional. No comércio eletrônico, ela abrange diversas outras atividades e seu principal objetivo é viabilizar de forma segura e eficiente o encaminhar do ciclo comercial, levando o produto de uma empresa à outra e, também, da empresa para o cliente.

Esse é um dos elementos mais vitais para a saúde do comércio eletrônico. Tanto o é, que a Comunidade de Comércio Exterior, Transporte e Logística está investindo por volta de quinhentos milhões de dólares na rede de e-commerce, sendo cem milhões voltados para a rede de distribuição B2B (Empresa – Empresa) e outros cem milhões para a rede de distribuição B2C (Empresa – Consumidor). E esse valor só tende a crescer, afinal de contas, o comércio eletrônico tem menos de uma década de existência e muito a evoluir pela frente. Ainda assim, já causou diversas mudanças nas estruturas e formas de se fazer o comércio pessoalmente.

Com o seu planejamento bem delineado, a Logística de Distribuição sana a questão do estoque, que tanto assombra, principalmente, os empreendedores iniciantes. Ela permite que o processo de entrega corra de forma mais rentável e sem maiores problemas, fazendo com os produtos certos cheguem bem nos locais determinados. Em suma, faz o seu e-commerce funcionar – e funcionar bem.

Como implantar a Logística de Distribuição no e-commerce

É necessário, antes de tudo, que a empresa adote uma logística empresarial adequada para o ambiente virtual. Uma vez que seus objetivos e planejamentos estão bem estruturados, descobre-se que um e-commerce de sucesso é dividido em setores, não muito diferente do comércio offline.

A Logística de Distribuição possui, essencialmente, cinco etapas principais: Administração de Transportes, Conferência de Cargas após Expedição, Controle de Fretes, Monitoramento e Análise de Indicadores (KPIs) e Roteirização de Entregas. Todas elas precisam ser gerenciadas com cuidado pelos seus responsáveis. Só assim alcança a eficiência do método. Por isso é tão importante que os setores e suas atividades estejam funcionando com sucesso antes da implantação das atividades relacionadas à de Distribuição.

Para que a realização de todas as etapas essenciais seja possível, as determinadas áreas precisam estar implementadas e em funcionamento:

– Logística e Projetos (é necessário ter bom conhecimento do mercado, social e geograficamente, planejamentos satisfatórios e bem desenvolvidos, implantação de políticas e atividades, análise e avaliação de desempenhos);
– Marketing (não há como prometer o que não se pode cumprir);
– TI (instalação e manutenção dos softwares utilizados, por exemplo);
– Financeiro e Contabilidade (responsável pelo levantamento de recursos, análise de custos e viabilidade econômica, ajuste aos termos fiscais e legais tributários);
– Compras (prospecta os melhores fornecedores e orçamentos);
– Jurídico (cuida dos aspectos legais, como contratação de serviços e equipamentos e contratos de locação de centros de distribuição).

Com o pessoal e ambiente preparado para o próximo passo, é o momento de pensar na forma de armazenamento e distribuição que será utilizada no novo planejamento.

Determine quais etapas e áreas você terceirizará. Consulte profissionais especializados, principalmente no começo, e desenvolva seu planejamento com segurança.

Nesse artigo falamos sobre o a implantação de uma Logística de Distribuição no e-commerce. Descobrimos que ela, e a logística adaptada para o mundo virtual, são indispensáveis para o sucesso e crescimento sustentável do comércio eletrônico.

Mais do que garantir que as entregas ocorram de forma eficiente, essas atividades fazem o seu negócio.

Quer saber mais? Utilize o formulário abaixo para entrar em contato.

Nome:
Email:
Telefone:
Assunto:

Venha nos visitar

R. Padre Anacleto, 396, Nova Rússia,
Ponta Grossa - PR