06mar.

Como uma logística do e-commerce eficiente favorece as vendas?

É impossível pensar em lucro no e-commerce desagregado da parte logística. Mesmo as menores lojas virtuais precisam estar focadas em métodos de organização de estoque e entrega se querem continuar no mercado por mais algum tempo. E ainda que existam empresas que lucram sem investir na logística, a logística está lá, implícita.

Nesse sentido, sempre surgem algumas dificuldades, pois ainda que a internet seja um ambiente novo para o comércio, é preciso saber começar para reduzir as perdas. É sempre importante entender que a logística não existe isoladamente dos outros departamentos de uma empresa. Ela só facilitará a fidelização do cliente e aumentará as vendas indiretamente, desde que exista um plano de negócios eficiente que envolva todo o processo de comercialização.

Com algumas práticas saudáveis, um investimento inteligente e uma equipe eficiente, a logística poderá aumentar o lucro da sua loja. Nesse artigo iremos mostrar de que forma seu empreendimento tem a ganhar com esse investimento. Acompanhe.

Quais são as vantagens diretas da logística no e-commerce?

A logística bem preparada é capaz de fortalecer uma marca devido às inúmeras vantagens que traz ao seu negócio. Vamos às principais delas.

Fidelização
O maior sonho de uma loja é criar clientes fiéis, e todos sabem que é preciso muito trabalho para que se colham resultados nesse sentido. Isso porque o processo de fidelização de clientes exige muita prática por parte da equipe de vendas. Com a logística, você pode acelerar essas etapas. Isso porque uma entrega bem feita, de forma ágil e segura, valorizará a sua marca na mente do cliente. A chance de ele voltar a comprar com você será muito maior.

Maior fluxo no estoque
Ao organizar o estoque com eficiência, você passará a ter um fluxo maior, o que é mais desejável. Para isso, é preciso vender mais produtos e repor com agilidade. É necessário então saber “ler” o estoque para descobrir quais produtos saem menos e quais saem mais. A logística, nesse sentido, fará com que você crie um processo constante, e sua empresa passa a ter um fluxo de estoque acelerado.

Agilidade
Sem dúvidas o processo de pedido à entrega se torna mais ágil quando se tem uma logística que funciona de maneira eficiente. Uma loja virtual, portanto, oferece muito mais tranquilidade justamente por acelerar os processos. Com uma estratégia de marketing alinhada com a logística de entrega, o tempo de atração do cliente até o fechamento da venda é muito menor.

Flexibilidade
Por não depender do espaço físico, sua loja virtual ganha em flexibilidade. Como o cliente poderá comprar a qualquer hora do dia, e em qualquer dia da semana, se você investir em logística a fidelização será mais rápida. Isso porque você contará com um sistema de compra e venda mais dinâmico. Tudo ganha em flexibilidade com a internet, da organização do estoque às rotas de entrega mais úteis.

Economia
Apesar de o investimento em logística não ser pequeno, você começa a ter uma redução de custos no longo prazo quando a logística é bem feita. Isso por uma questão bastante simples: você aprenderá (ainda que a duras penas) como otimizar, da melhor maneira possível, o tempo e o espaço.

Terceirização
A grande dificuldade dos pequenos e médios negócios na internet sempre foi a logística. Isso porque é mais difícil encontrar um sistema de entregas acessíveis ao orçamento da empresa. Os grandes desse setor atendem os grandes varejistas.

No entanto, hoje, com o aumento do e-commerce, você encontra diversas empresas que oferecem serviços de entrega. Além disso, a competição tem diminuído os custos. Você consegue adaptar um sistema de logística ao seu negócio facilmente. E o cenário vem mudando para melhor. Em breve as menores lojas virtuais contarão com um serviço de entrega eficiente.

Práticas fundamentais

Na administração do e-commerce, você precisa integrar cada departamento com a operação logística de uma forma geral. Para isso, existem algumas práticas que são fundamentais. O primeiro é, evidentemente, o “plano” a se seguir.

Através de um planejamento de operações com foco em vendas você obtém um roteiro sólido para ser utilizado no processo a seguir. Como você sabe muito bem, sem uma boa administração do estoque, expedição e entrega do produto, a loja virtual simplesmente não funcionará. E isso demanda muito planejamento.

Não desejamos que os clientes entrem no site e vejam que tal produto está fora de estoque. É frustrante para nós, e pode ser ainda mais para eles. Analise os dados de venda minuciosamente, o estoque e as demandas que possui. Através disso elabore seu plano de operações.

O bom controle do estoque pode garantir o sucesso de sua loja online. Isso porque, se o estoque for bem gerido, você evitará que alguns produtos se acumulem ou faltem. Até mesmo o espaço é mais bem aproveitado. Além disso, a integração com o departamento de finanças acontecerá de forma mais plena.

Se você não possui uma política de estoque, crie uma com base no seu mercado. Defina o tipo de produto, o tempo de reposição e critérios promocionais para liquidar o estoque. Use um software de gestão para lhe auxiliar e faça inventários frequentemente. Lembre-se de que o objetivo é sempre atender os clientes da melhor forma possível.

Logística e e-commerce: inseparáveis
Deixamos claro em que medida a boa logística afetará positivamente o seu negócio, gerando muito mais lucro. Com boas práticas você consegue aproveitar as tendências de mercado e evitar que fique com estoque de produtos que não saem. Nesse sentido, a boa administração não é apenas desejável, ela é essencial.

Além de aplicar o conhecimento que já possui, jamais deixe de aprender sobre novos métodos e práticas. Tanto na questão logística como comercial. A internet oferece muitas oportunidades de lucro, mas é preciso correr, porque a concorrência é alta. Se você parar no tempo, a concorrência que costuma correr vai lhe passar. Simples assim.

Por isso, invista no aprimoramento e na aplicação do que está em alta. Para mais conhecimento, visite outras páginas do nosso site. Você vai encontrar muito mais conhecimento útil para seu negócio!

Quer saber mais? Utilize o formulário abaixo para entrar em contato.

Nome:
Email:
Telefone:
Assunto:

Venha nos visitar

R. Padre Anacleto, 396, Nova Rússia,
Ponta Grossa - PR